“Dos 23,6 milhões de postos de trabalho de mulheres perdidos no pior momento da crise da COVID-19, no segundo trimestre de 2020, cerca de 4,2 milhões ainda não haviam sido recuperados no final de 2021. No caso dos homens, por outro lado, os 26 milhões de empregos perdidos naquela época já haviam sido quase totalmente recuperados.” (OIT)
A pandemia trouxe, de forma drástica, a visibilidade para os fatores que estruturam a divisão sexual do trabalho.
🔎”A divisão sexual do trabalho refere-se à atribuição de tarefas diferentes ou responsabilidades diferentes a homens ou mulheres pelo único motivo de seu sexo biológico.”
O cuidado do outro é, socialmente, atribuído à mulheres, o que faz com que estejam mais presentes em empregos e setores que envolvam cuidar de alguém, seja na saúde, educação, comércio ou no setor de serviços.
Em corporações, apesar de avanços, pesquisas apontam que mulheres ainda não ocupam lugares de liderança na mesma proporção que os homens e, raramente, em funções mais diretamente ligadas ao negócio em si.
Na pandemia, além do fato de que os setores nos quais há maior presença de trabalhadoras foram os mais afetados, trabalhadoras tiveram que sair de seus empregos para poder cuidar de seus filhos e encontram desafios para esse retorno.
Empresas têm uma oportunidade, nesse cenário, de fazer a diferença para a sociedade e para si mesmas.
É importante, para isso, que a questão da promoção da equidade de gênero não fique restrita à uma pauta de RH.
É importante para a sustentabilidade e potencialização dessas iniciativas que empresas vejam a questão como uma oportunidade de diferenciação e ganhos.
Inserir a causa da promoção da equidade de gênero dentro do planejamento de #brandingestrategico da marca, com foco em gerar valor para colaboradoras, clientes, demais stakeholders e sociedade em geral, é o que assegurará resultados sustentáveis para todos e todas.
➡️ Quais são 3 possíveis Vetores de Geração de Valor Empresarial através da causa da promoção de equidade de gênero? #brandingadvocacy
🚺 Promovendo a equidade de gênero através do trabalho.
Mulheres com acesso à renda, trabalho e emprego fazem escolhas mais saudáveis em todas às dimensões de suas vidas, pois além de autonomia financeira, o trabalho remunerado amplifica a autoconfiança e amplia horizontes e repertórios.
Essa é uma demanda social robusta e altamente engajadora que pode ampliar brand awareness e capital relacional para o seu negócio.
🚺 Promovendo a equidade de gênero nas relações de trabalho
Interações em grupo ou individuais são espaços nos quais o viés de gênero, preconceito e até mesmo violência baseada em gênero podem ocorrer.
É importante fomentar uma governança que, além de valorizar a diversidade de gênero, iniba tais fenômenos e que assegure proteção contra o assédio moral e sexual de mulheres, seja os praticados por colaboradores e por clientes.
Essa é uma realidade vivida por profissionais e, infelizmente, comum nas funções comerciais que traz impactos humanos e riscos trabalhistas,
Quando bem manejada, pode trazer ganhos reputacionais e fortalecer sua marca empregadora, atraindo e retendo talentos.
🚺 Promovendo a equidade de gênero através dos vínculos de emprego
Essa é a ponta do iceberg. A dimensão que mais tem a atenção das empresas: práticas que assegurem representatividade em cargos de liderança e setores da organização.
Os avanços feitos nessa direção nos últimos anos, no entanto, não necessariamente traduzem-se em ambientes de trabalho efetivamente mais inclusivo para mulheres e em resultados para a organização.
É preciso ir além.
Nesse sentido, é necessário aprofundarmos o debate e argumentação na distinção entre “liderança exercida por mulheres” e “liderança feminina” para fortalecê-la como estratégia de impacto para as mulheres e para as empresas.
🚺🚺🚺🚺 Liderança exercida por mulheres
Aqui o foco é estritamente na representatividade numérica de mulheres.
Embora a ocupação de cargos de liderança por mulheres traga modelos importantes de referência para meninas e jovens profissionais, é importante verificar qual a mensagem que essas líderes mulheres transmitem em seus discursos e jornadas profissionais.
São mensagens que indicam um novo modelo de gestão e forma de colocar-se no trabalho e exercer a liderança ou são mensagens que apontam para como ter sucesso e promoções ao custo da expressão pessoal, a partir de uma adaptação que molda, padroniza comportamentos e faz com que todos falem a mesma língua e vejam da mesma maneira ?
O tal do danoso #groupthinking que mata a inovação e expõe organizações à riscos e perdas de oportunidades?
Na perspectiva empresarial, ao promover mulheres que tenham perfis e trajetórias similares e atuem em um determinado padrão similar aos demais líderes, empresas não trazem os ganhos da efetividade da diversidade de pensamento para suas diretorias. A diversidade é, nesse sentido, só formal e protocolar.
🚺🚹🚺🚹 Liderança Feminina
Aqui mulheres em cargos de liderança não apenas cumprem uma “quota” na representatividade do grupo de colaboradores de uma organização, mas veem-se como representantes de um grupo diverso de mulheres trabalhadoras e colocam-se a serviço da equidade e diversidade de gênero COM inclusão, levantando pautas que atingem essa pluralidade de mulheres que tenham, inclusive, estilos e jornadas diferentes das suas.
Nesse trilhar, mulheres líderes que exercem a liderança feminina preparam-se e, efetivamente, atuam para a revisão de políticas, processos e procedimentos institucionais das áreas, indo para além da sua própria área, inspirando, engajando e fomentando aliados e aliadas dentro da empresa.
⚠️ATENÇÃO: Estudos apontam que a mera representatividade numérica de mulheres não impulsiona inovação e não gera, necessariamente, mais impacto para os negócios.
É a diversidade – com real inclusão – de mulheres de perfis variados que assegurará que diferentes experiências de vida e de repertório cultural somem-se à cultura da organização. E é isso que impulsionará a ampliação de olhares, trazendo inovação e qualificando a capacidade de análise e tomada de decisão mais assertivas.
Afinal, lembre-se que o seu ambiente interno pode ser fonte de inteligência de mercado, se o espelhar. 🙃🙂
➡️ Quer conversar sobre como posicionar sua marca através da causa da promoção da equidade de gênero com ganhos reais para a sociedade, trabalhadoras e empresas? Manda uma mensagem!
#brandingadvocacy #equidadedegenero #impacto